Os astros e o significado dos símbolos astrológicos

planets

Em uma postagem anterior, apresentamos os símbolos que representam os planetas, signos e aspectos (ver aqui). O objetivo agora é falar sobre o significado por trás de cada um desses símbolos, afinal, conhecê-los é de extrema importância para o entendimento astrológico. Começaremos com os planetas e em breve, falaremos sobre o significado dos glifos que representam os signos.

A primeira coisa que precisamos saber, é que os símbolos são compostos por três formas principais: um círculo, uma cruz e um semi-círculo. O círculo representa o Espírito Santo (a plenitude, a ausência de começo ou fim), a cruz representa a matéria (e também a concretização) e o semi-círculo representa a receptividade (como um canal aberto, uma antena parabólica). Partindo desse princípio, vamos conhecer a formação dos símbolos:
SIMBOLOSDOSPLANETAS


Sol
– Seu símbolo é um círculo (a plenitude) dentro de outro círculo, “como uma fruta que carrega sua semente”. A partir desse conceito, entendemos que símbolo do sol representa a essência, o ego e a nossa identidade – é o “eu” interior.

Lua - Seu símbolo é a lua crescente (um semi-círculo) e representa a receptividade, uma vez que “a lua é uma lente que focaliza a luz do sol”; ela precisa dele para brilhar.

Mercúrio – É composto pelos três símbolos primários: o círculo , a cruz  e o semi-círculo. Mercúrio (Hermes), era conhecido como o mensageiro dos deuses e, através da união dos três símbolos primários, podemos enxergar a captação de uma mensagem “superior”, através do semi-círculo, a tradução e o aperfeiçoamento (círculo) e a concretização (cruz).

Vênus - Seu simbolo é formado por um círculo e uma cruz; o espírito sobre a matéria. É como a materialização do divino, através das sensações.

Marte - Representa o círculo do espírito dirigido ao exterior. O símbolo de Marte é semelhante ao de Vênus, mas esse último representa o espírito sobre a matéria, enquanto Marte coloca a matéria em cima do espírito. Representa o ato impulsivo.

Júpiter – É composto por um semi-círculo acima de uma cruz: a receptividade sobre a matéria (a concretização). Representa o aumento da consciência além do mundo físico, onde receber e aprender está acima de concretizar.

Saturno – Representa a cruz (a matéria), sobre a alma, indicando a natureza material do homem; Saturno concretiza com os recursos que tem. Seu símbolo também representa uma foice, que faz a mão calejar, é pesada e dura, assim como Saturno. Segundo Patrícia Balan, Saturno também representa os talentos que não temos, mas que precisaremos desenvolver por esforço próprio.

Urano – A cruz da matéria fica entre dois semi-círculos e abaixo vem o círculo, indicando a união de duas almas (a divina e a humana) que se juntam num corpo (matéria, concretização), para conseguir expansão espiritual.

Netuno – Seu símbolo representa o tridente de Netuno e um semi-círculo sobre a cruz, indicando a busca da alma por libertação das restrições da matéria. Representa também a busca da evolução sobre a matéria e nossa dificuldade de lidar com o mundo como ele é.

Plutão - Seu símbolo combina o círculo acima do semi-círculo, que por sua vez, sobrepõe a cruz. Seu símbolo é similar ao de Mercúrio, mas uma diferença é importante e faz a diferença: o círculo está acima do semi-círculo, sugerindo a nossa proximidade com o divino. Sugere a receptividade espiritual; o espírito que domina a humanidade.

Para ler mais sobre o assunto, conheça as fontes utilizadas para esse estudo:

AstroPath – Matérias sobre Astrologia, por Patrícia Balan

Mapa Astral – Aprenda a ver o espelho de si nos astros

Somos Todos Um – O seu site de autoconhecimento

Utilizei também as anotações de um amigo astrólogo que, em uma conversa informal, me explicou sobre o tema.

Espero que tenham gostado e que não deixem de compartilhar seu conhecimento através dos comentários, para aprendermos todos juntos!

(Imagem: Reprodução | Fan Pop)

5 comentários Comentar via blog

Comentários via facebook

Comentários via blog

  1. Tatá

    Sr. Astrologo Deprê,

    Existe algum simbolo para o Ascendente?
    Eu só achei letras para ele, podendo ser A ou Asc ou As. Mas qual seria o mais usual?

    Obrigada!

    Responder
  2. Sinestesia

    Vocês poderiam abordar mais sobre as casas tbm, não?
    Ótimo blog.
    Obrigada

    Responder
  3. Redd

    3 planetas mandam no meu mapa: júpiter, saturno e urano… sou cheia de união de matéria com alma hahahaha

    Responder
  4. Albertina Santos

    Embora não tenha percebido muito bem este post, gostei muito dos links, achei bastante úteis principalmente para quem está a começar a interessar-se pela matéria e quer aprofundar a matéria. O Astropath é um bom início para entender o significado dos planetas e a sua influência :)

    Responder

Deixe um comentário

Theme developed by Difluir